quinta-feira, 19 de abril de 2012

"P"

PAREI... OLHEI
(Rossi Pinto)

Parou, olhou
Depois sorrindo se afastou
O meu coração se enamorou
Eu acho que me apaixonei 

Parei, olhei
E vi ternura em seu olhar
E num piscar de olhos, fugiu de mim
E nem o seu nome eu sei

E agora eu vivo a procurar aquele olhar
Botei até anuncio no jornal
Fiz juras, fiz promessas para encontrar
Passei milhões de vezes no local

Porém, se Deus
Me der a graça de encontrar
Aquela bonequinha não vai mais fugir
Pois com ela eu vou me casar

(instrumental break)

E agora eu vivo a procurar aquele olhar
Botei até anuncio no jornal
Fiz juras, fiz promessas para encontrar
Passei milhões de vezes no local

Porém, se Deus
Me der a graça de encontrar
Aquela bonequinha não vai mais fugir
Pois com ela eu vou me casar. Parei. 

ROBERTO CARLOS - 1965
* * *
PASSAREDO
(Chico Buarque - Francis Hime)

Ei pintassilgo*, oi pintarroxo*
Melro*, uirapuru*
Ai chega-e-vira*, engole-vento*
Saíra*, inhambu*


Foge asa-branca*, vai patativa*
Tordo*, tuju*, tuim*

tiê-sangue*, xô tiê-fogo*
rouxinol*, sem-fim*


Some coleiro*, anda trigueiro*
Te esconde colibri*

Voa macuco*, voa viúva*
Utiariti*


Bico calado, toma cuidado
Que o homem vem aí
O homem vem aí
O homem vem aí

Ei quero-quero*, oi tico-tico*
Anum*, pardal*, chapim*
cotovia*, xô ave-fria*
pescador-martim*

Some rolinha*, anda andorinha*
Te esconde bem-te-vi*
Voa bicudo*, voa sanhaço*
Vai juriti*

Bico calado, muito cuidado
Que o homem vem aí
O homem vem aí
O homem vem aí.

CHICO BUARQUE - 1975
* (bird names)
* * *
PASSIONE
(L. Bovio - E. Tagliaferri - N. Valente)

Cchiù luntana mme staje
Cchiù vicina te sento
Chisá a chistu mumento
Tua a che pienze? Che ffaje?

Tu mm'hê miso 'int' 'e vvéne
Nu veleno ch'è ddoce
Nun mme pesa 'sta croce
Ca trascino pe' te

Te voglio, te penzo, te chiammo
Te veco, te sento, te sonno
È'n'anno ce pienze ch'è n'anno
Ca st'uocchie nun ponno cchiù pace truvá

E cammino e cammino
Ma nun saccio addó' vaco
I' stó' sempre 'mbriaco
E nun bevo maje vino

Aggio fatto nu vuto
 Madonna d' 'a Neve
Si mme passa 'sta freve
Oro e perle lle dó

Te voglio, te penzo, te chiammo
Te vecco te sento te sonno

È'n'anno ce pienze ch'è n'anno
Ca st'uocchie nun ponno
Cchiù pace truvá

È'n'anno ce pienze ch'è n'anno
Ca st'uocchie nun ponno
Cchiù pace truvá!

TITO SCHIPA -1941
* * *
PÉ DE MANACÁ
(Hervê Cordovil - Marisa P. Coelho)

Lá detrás daquele morro
Tem um pé de manacá
Nós vão casá e vão pra lá
'Cê qué? 'Cê qué?

Lá detrás daquele morro
Tem um pé de manacá
Nós vão casá e vão pra lá
'Cê qué? 'Cê qué?

Eu quero te levar
Eu quero te agradar
Eu quero me casar e te levar pra lá
'Cê vai? 'Cê vai?

Lá detrás daquele morro
Tem um pé de manacá
Nós vão casá e vão pra lá
'Cê qué? 'Cê qué?

Lá detrás daquele morro
Tem um pé de manacá
Nós vão casá e vão pra lá
'Cê qué? 'Cê qué?

Eu panho todas frô
Do pé de manacá
E faço uma coroa para te enfeitar
'Cê qué? 'Cê qué?

(instrumental break)

Lá detrás daquele morro
Tem um pé de manacá
Nós vão casá e vão pra lá
'Cê qué? 'Cê qué?

Eu panho todas frô
Do pé de manacá
E faço uma coroa para te enfeitar
'Cê qué? 'Cê qué?

Lá detrás daquele morro
Tem um pé de manacá
Nós vão casá e vão pra lá
'Cê qué? 'Cê qué?

Lá detrás daquele morro
Tem um pé de manacá
Nós vão casá e vão pra lá
'Cê qué? 'Cê qué?

ISAURA GRACIA & HERVÊ CORDOVIL - 1950
* * *
PEDACINHO POR PEDACINHO
(Elzo Augusto)

(La, la, la, la...)

Ao chegar em casa
Procurei e não te encontrei
Vi teu retrato na parede
De vingança peguei e rasguei

(Ao chegar em casa
 Procurei e não te encontrei
 Vi teu retrato na parede
 De vingança peguei e rasguei)

Depois me arrependi
Chorei, chorei baixinho
O teu retrato do chão recolhi
Pedacinho por pedacinho

(Ao chegar em casa
 Procurei e não te encontrei
 Vi teu retrato na parede
 De vingança peguei e rasguei)

(Ao chegar em casa
 Procurei e não te encontrei
 Vi teu retrato na parede
 De vingança peguei e rasguei)

Depois me arrependi
Chorei, chorei baixinho
O teu retrato do chão recolhi
Pedacinho por pedacinho

(instrumental break)

Depois me arrependi
Chorei, chorei baixinho
O teu retrato do chão recolhi
Pedacinho por pedacinho

(Ao chegar em casa
 Procurei e não te encontrei
 Vi teu retrato na parede
 De vingança peguei e rasguei)

(La, la, la, la...

 Pedacinho por pedacinho
 Pedacinho por pedacinho
 Pedacinho por pedacinho
 Pedacinho por pedacinho
 Pedacinho...).

FRANCISCO EGYDIO - 1957
* * *
PEGA A RETA *
(Mário Zan - Arlindo Pinto)

Hoje é meu dia, amanhã será o teu
Ninguém no mundo é mais tarado do que eu
Embora digas que eu sou um galinha morta
Ainda vais dar com o focinho na minha porta

E se algum dia estiveres bem fraquinha
E precisares de comer uma papinha
Me telefona que eu atendo o teu pedido
Arranjo-te um copo d’água e também um bom sortido

Vai pra o raio que ta parta!
Tu queres vida farta
Mas ela será dura

Quem age assim dessa maneira
Plantando bananeira
É uma cavalgadura

"-Vai! Vai pro diabo que te carregue! Mulher ingrata, hipocondríaca, miserável e Traidora Futebol Clube! Hás de voltar arrependida a implorar um prato de comida! E eu então, ah! Como vingança, dou-te na cara uma cuspida!"

Hoje é meu dia, amanhã será o teu
Me deste um chute só por causa do Romeu
E esse chute me acertou bem direitinho
Tenho que andar uns quatro meses de carrinho

Mas se algum dia tu me vires na cidade
Todo posudo, todo cheio de vaidade
Hás de alembrar a nossa casa tão bacana
Onde todo dia tinha mortandela com banana

Vai! E segue esse calhorda
Hás de acabar na corda
Por esse teu capricho

Tua cara, há de ficar tão feia
Que gritarão ao ver-te:
“Pode matar que é bicho!” Fim.

ZÉ FIDÉLIS - 1949
* (Parody of  "Segue teu caminho" [Arlindo Pinto])
* * *
PENSIAMOCI OGNI SERA
(Boncompagni - Fontana - Pes)

Pensiamoci ogni sera
Al tramontar del sole
Sarà l'appuntamento
Che uniti ci terrà

Io sono partito e di te
Mi è rimasta una sola promessa:
Pensiamoci ogni sera al tramontar del sole

Mi manca la tua voce
Mi mancano i tuoi baci
Piccole grandi cose
Che mi han legato a te

Ma è bello sapere che noi
Ci incontriamo nel cielo ogni sera
Vicino all'orizzonte dove tramonta il sole

Chissà quando io tornerò?
Chissà se ti ritroverò?
So soltanto che ora io, io conto i giorni
Fino a che io sarò lì con te, lì con te

Pensiamoci ogni sera
Al tramontar del sole
Sarà l'appuntamento
Che uniti ci terrà

Io sono partito e di te
Mi è rimasta una sola promessa:
Pensiamoci ogni sera al tramontar del sole

Hmm, hmm, hmm, hmm, hmm...

Chissà quando io tornerò?
Chissà se ti ritroverò?
So soltanto che ora io, io conto i giorni
Fino a che io sarò lì con te, lì con te

Pensiamoci ogni sera
Al tramontar del sole
Sarà...

JIMMY FONTANA - 1966
* * *
PERDERE L'AMORE
(G. Artegiani - M. Marrocchi)

E adesso andate via
Voglio restare solo
Con la malinconia
Volare nel suo cielo

Non chiesi mai chi eri
Perché scegliesti me?
Me che fino a ieri
Credevo fossi un re

Perdere l'amore
Quando si fa sera
Quando tra i capelli
Un po' di argento li colora

Rischi d'impazzire
Può scoppiarti il cuore
Perdere una donna
E avere voglia di morire

Lasciami gridare
Rinnegare il cielo
Prendere a sassate tutti i sogni
Ancora in volo

Li farò cadere ad uno ad uno
Spezzerò le ali del destino
E ti avrò vicino

Comunque ti capisco
E ammetto che sbagliavo
Facevo le tue scelte
Chi sa che pretendevo

E adesso che rimane
Di tutto il tempo insieme
Un uomo troppo solo
Che ancora ti vuol bene

Perdere l'amore
Quando si fa sera
Quando sopra il viso
C'è una ruga che non c'era

Provi a ragionare
Fai l'indifferente
Fino a che ti accorgi
Che non sei servito a niente

E vorresti urlare
Soffocare il cielo
Sbattere la testa mille volte
Contro il muro

Respirare forte il suo cuscino
Dire: "È tutta colpa del destino,
se non ti ho vicino"

Perdere l'amore
Maledetta sera
Che raccoglie i cocci
Di una vita immaginaria

Pensi che domani
È un giorno nuovo
Ma ripeto: "Non me l'aspettavo!
Non me l'aspettavo!"

(instrumental break)

Prendere a sassate
Tutti i sogni ancora in volo
Li farò cadere ad uno ad uno
Spezzerò le ali del destino
E ti avrò vicino

Perdere l'amore!

MASSIMO RANIERI - 1988
* * *
PESCADOR
(Haroldo Lobo - Milton de Oliveira)

Domingo é dia de pescaria
Oi, lá vou eu, de caniço e samburá
Maré está cheia, fico na areia
Porque na areia dá mais peixe que no mar

Domingo é dia de pescaria
Oi, lá vou eu, de caniço e samburá
Maré está cheia, fico na areia
Porque na areia dá mais peixe que no mar

Todo bom pescador ama o sol
Todo bom pescador pesca em pé
Não precisa pescar de anzol
É só com os olhos feito jacaré! É!

Domingo é dia de pescaria
Oi, lá vou eu, de caniço e samburá
Maré está cheia, fico na areia
Porque na areia dá mais peixe que no mar

(instrumental break)

Não precisa pescar de anzol
É só com os olhos feito jacaré! É!

Domingo é dia, é dia! De pescaria, oba!
Oi, lá vou eu, de caniço e samburá
Maré está cheia,  cheia? Fico na areia, oba!
Porque na areia dá mais peixe que no mar

Domingo é dia de pescaria
Oi, lá vou eu, de caniço e samburá
Maré está cheia, fico na areia
Porque na areia dá mais peixe que no mar

Todo bom pescador ama o sol
Todo bom pescador pesca em pé
Não precisa pescar de anzol
É só com os olhos feito jacaré! É!

Domingo é dia de pescaria
Oi, lá vou eu, de caniço e samburá
Maré está cheia, fico na areia
Porque na areia dá mais peixe que no mar.

QUATRO ASES E UM CORINGA - 1952
* * *
PÉTALA
(Djavan)

O seu amor
Reluz que nem riqueza
Asa do meu destino, clareza do tino
Pétala de estrela caindo bem devagar

Oh, meu amor!
Viver é todo sacrifício feito em seu nome
Quanto mais desejo um beijo, um beijo seu
Muito mais eu vejo gosto em viver, viver!

Por ser exato, o amor não cabe em si
Por ser encantado, o amor revela-se
Por ser amor, invade e fim

(instrumental break)

Por ser exato, o amor não cabe em si
Por ser encantado, o amor revela-se
Por ser amor, invade e fim

(instrumental break)

Por ser exato, o amor não cabe em si
Por ser encantado, o amor revela-se
Por ser amor, invade e fim.

DJAVAN - 1982
* * *
PILLOW TALK
(Buddy Pepper - Inez James)

Pillow talk! Pillow talk!
Another night of hearing myself talk
talk, talk, talk!
Wonder how it would be
to have someone to pillow talk with me
I wonder how? I wonder who?

Pillow talk! Pillow talk!
Another night of being alone
with pillow talk!
When it’s all said and done
two heads together
can be better than one!
That’s what they say! They always say!

All I do talk is to my pillow! (Talk, talk, talk!)
Talk to my pillow! (Talk, talk, talk!)
Talk to my pillow! All I do is talk to my pillow!
Talk about the boy I’m gonna marry
someday, somehow, somewhere, sometime!

Pillow talk! Pillow talk!
Another night of getting my fill of pillow talk!
You and I both agree
there must be a boy! (There must be a pillow!)
Must be a pillow! (There must be a pillow!)
Must be a pillow talking boy for me!
I hope I’m right! I’d better be right!

Oh, there must be a pillow talking boy!
(There must be a pillow talking boy for you!) For me!
(We hope she’s right! She’d better be right!)

There must be a boy! There must be a boy!
There must be a boy! There must be a boy!
There must!

DORIS DAY - 1959
* * *
PINI DI ROMA: I PINI DELLA VIA APPIA
(OTTORINO RESPIGHI)
Berliner Philharmonier - 1978
(Conductor: Herbert von Karajan)
* * *
PINK SHOELACES
(Mark Grant)

Now I got a guy and his name is Dooley
he's my guy and I love him truly!
He's not good lookin', heaven knows!
But I'm wild about his crazy clothes!

He wears tan-shoes with pink shoe-laces
polka-dot vest, and man, oh, man!
He wears tan-shoes with pink shoe-laces
and a big panama with a purple hat band!

He takes me deep sea-fishing in a submarine!
We go to drive-in movies in a limousine!
He's got a whirly-birdy and a twelve-foot-yacht!
Ah, but that's a-not all he's got

He's got tan-shoes with pink shoe-laces
polka-dot vest, and man, oh, man!
He's got tan-shoes with pink shoe-laces
and a big panama with a purple hat band!

(instrumental break)

Now Dooley had a feelin' we were goin' to war
so he went out and enlisted in a fightin' corps!
But he landed in the brig for raisin' such a storm
when they tried to put him in a uniform!

He wanted tan-shoes with pink shoe-laces
polka-dot vest, and man, oh, man!
He wanted tan-shoes with pink shoe-laces
and a big panama with a purple hat band!

Now, one day Dooley started feelin' sick
so he decided that he ought to make his will out quick!
He said: "Just before the angels come to carry me
I want it down in writing how to bury me!"

A-wearin tan-shoes with pink shoe-laces
polka-dot vest, and man, oh, man!
Give me tan-shoes with pink shoe-laces
and a big panama with a purple hat band!

And a big panama with a purple hat band!

DODIE STEVENS - 1959
* * *
PIOVE (Ciao, ciao bambina)
(Modugno - Verde - Modugno)

Mille violini suonati dal vento
Tutti i colori dell'arcobaleno
Vanno a fermare la pioggia d'argento
Ma piove, piove sul nostro amor

Ciao, ciao bambina
Un bacio ancora
E poi per sempre
Ti perderò

Come una fiaba l'amore passa
C'era una volta poi non c'è più
Cos'è che trema sul tuo visino
È pioggia o pianto, dimmi cos'è?

Vorrei trovare
Parole nuove
Ma piove, piove
Sul nostro amor

"-Ciao bambina! Ti voglio bene da morire! Ciaooooo! Ciaooooo!"

Ciao, ciao bambina
Non ti voltare
Non posso dirti:
"Rimani ancor"

Vorrei trovare
Parole nuove
Ma piove, piove
Sul nostro amor!

DOMENICO MODUGNO - 1959
* * *
PISTON DE GAFIEIRA
(Billy Blanco)

(som de garafas e copos quebrando / the sound of smashing bottles and glasses) "-Larga!" 
(gritos de mulher / woman shouts) "-Toca, maestro!"

Na gafieira segue o baile calmamente
Com muita gente dando volta no salão
Tudo vai bem mas, eis porém que, de repente
Um pé subiu e alguém de cara foi ao chão

Não é que o Doca, um crioulo comportado
Ficou tarado quando viu a Dagmar
Toda soltinha dentro de um vestido saco
Tendo ao lado um cara fraco
E foi tirá-la pra dançar

O moço era faixa preta, simplesmente
E fez o Doca rebolar sem bambolê:
"A porta, fechem, enquanto dura o vai-não-vai
 quem está fora, não entra!
 quem está dentro, não sai!"

Mas a orquestra sempre toma providência
Tocando alto pra polícia não manjar
E nessa altura, como parte da rotina
O piston tira a surdina
E põe as coisas no lugar

(instrumental break)

Na gafieira segue o baile calmamente
Com muita gente dando volta no salão
Tudo vai bem mas, eis porém que, de repente
Um pé subiu e alguém de cara foi ao chão

Não é que o Doca, um crioulo comportado
Ficou tarado quando viu a Dagmar
Toda soltinha dentro de um vestido saco
Tendo ao lado um cara fraco
E foi tirá-la pra dançar

O moço era faixa preta, simplesmente
E fez o Doca rebolar sem bambolê:
"A porta, fechem, enquanto dura o vai-não-vai
 quem está fora, não entra!
 quem está dentro, não sai!"

Mas a orquestra sempre toma providência
Tocando alto pra polícia não manjar
E nessa altura, como parte da rotina
O piston tira a surdina
E põe as coisas no lugar.

SILVIO CALDAS  - 1958
* * *
PLANETA ÁGUA
(Guilherme Arantes)

Água que nasce na fonte serena no mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho
E deságua na corrente do ribeirão

Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população

Águas que caem das pedras
No véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas no leito dos lagos
(No leito dos lagos) No leito dos lagos

Águas dos igarapés
Onde Iara mãe d'água é misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora virar nuvens de algodão

Gotas de água na chuva
Alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes são lágrimas na inundação

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra, pro fundo da terra

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água

Água que nasce na fonte serena no mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho
E deságua na corrente do ribeirão

Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra, pro fundo da terra

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água.

GUILHERME ARANTES - 1981
* * *
PONTEIO
(Edu Lobo - José Carlos Capinan)

Era um, era dois, era cem
Era o mundo chegando e ninguém
Que soubesse que eu sou violeiro
Que me desse ou amor, ou dinheiro

Era um, era dois, era cem
Vieram pra me perguntar:
"Ô você, de onde vai, de onde vem?
 Diga logo o que tem pra contar!"

Parado no meio do mundo
Senti chegar meu momento
Olhei pro mundo e nem via
Nem sombra, nem sol, nem vento

Quem me dera agora eu tivesse a viola pra cantar
Quem me dera agora eu tivesse a viola pra cantar
Quem me dera agora eu tivesse a viola pra cantar
Quem me dera agora eu tivesse a viola pra cantar, pra cantar

Era um dia, era claro, quase meio
Era um canto calado, sem ponteio
Violência, viola, violeiro
Era a morte em redor, o mundo inteiro

Era um dia, era claro, quase meio
Tinha um que jurou me quebrar
Mas não lembro de dor, nem receio
Só sabia das ondas do mar

Jogaram a viola no mundo
Mas fui lá no fundo buscar
Se eu tomo a viola, ponteio
Meu canto não posso parar, não

Quem me dera agora eu tivesse a viola pra cantar (Ponteio!)
Quem me dera agora eu tivesse a viola pra cantar (Ponteio!)
Quem me dera agora eu tivesse a viola pra cantar (Ponteio!)
Quem me dera agora eu tivesse a viola pra cantar (Pontear)

Era um, era dois, era cem
Era um dia, era claro, quase meio
Encerrar meu cantar, já convém
Prometendo um novo ponteio

Certo dia, que sei, por inteiro
Eu espero, não vá demorar
Esse dia, estou certo, que vem
Digo logo que vim pra buscar

Correndo no meio do mundo
Não deixo a viola de lado
Vou ver o tempo mudado
E um novo lugar pra cantar

Quem me dera agora eu tivesse a viola pra cantar! Ponteio!
Quem me dera agora eu tivesse a viola pra cantar! Ponteio!
Quem me dera agora eu tivesse a viola pra cantar! Ponteio!
Quem me dera agora eu tivesse a viola pra cantar

La, laiá, laiá, laiá! Laiá, laiá, laiá, laiá, laiá, laiá...

Quem me dera agora eu tivesse a viola pra cantar! Ponteio!
Quem me dera agora eu tivesse a viola pra cantar! Ponteio!
Quem me dera agora eu tivesse a viola pra cantar! Ponteio!
Quem me dera agora eu tivesse a viola pra cantar

Pra cantar! Pontear!
Pra cantar! Pontear!
Pra cantar! Pontear!
Pra cantar! Pontear!

Quem me dera agora eu tivesse a viola pra cantar!

EDU LOBO, MARÍLIA MEDALHA & MOMENTO QUATRO - 1967
* * *
POR QUÉ ME DEJAS? (Et maintenant)
(P. Delanoë - G. Bécaud - J. Guiu Clara)

Por qué te vas? Por qué te alejas?
Fue sin querer, que tu orgullo herí
Qué voy a hacer, si tú me dejas?
Sin tu amor, qué será de mí?
 
Ya un sol no habrá como el de ayer
Ni un cielo azul, ni un atardecer
Ya lo he de ver, si tú te vas
Amanecer, jamás
 
Qué voy a hacer, si todo ha muerto?
Si para mí, no hay bien ni mal
El mundo está sin ti desierto
Sin tu amor todo me dá igual
 
Ni el mas allá, me importa ya
Tú eres el fin y la eternidad
Todo se irá, para los dos
Y quedará tu adiós
 
Qué voy a hacer, si tú me dejas?
Qué voy a hacer? Sin ti!

GILBERT BÉCAUD - 1962
* * *
POR QUEM SONHA ANA MARIA
(Juca Chaves)

Na alameda da poesia
Chora rimas, o luar
Madrugada e Ana Maria
Sonha sonhos cor do mar

Por quem sonha Ana Maria
Nesta noite de luar?

Já se escuta a nostalgia
De uma lira, a soluçar
Dorme e sonha Ana Maria
No seu leito de luar

Por quem sonha Ana Maria
Quem lhe está triste a cantar?

No salão da noite fria
Vêem-se estrelas, a cantar
Madrugada e Ana Maria
Sonha sonhos cor do mar

Por quem sonha Ana Maria
Que lhe fez assim sonhar?

Raia o sol e rompe o dia
Desmaia ao longe, o luar
Não abriu, de Ana Maria
Linda flor de seu olhar

Por quem sonha Ana Maria?
Eu não sei, nem o luar.

JUCA CHAVES - 1959
* * *
PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES (Caminhando e cantando)
(Geraldo Vandré)

La, la-ra-lai-a, la, la, la-ra...

Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais
Braços dados ou não

Nas escolas, nas ruas
Campos, construções
Caminhando e cantando
E seguindo a canção

Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer

Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer

Pelos campos há fome
Em grandes plantações
Pelas ruas marchando
Indecisos cordões

Ainda fazem da flor
Seu mais forte refrão
E acreditam nas flores
Vencendo o canhão

Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer

Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer

Há soldados armados
Amados ou não
Quase todos perdidos
De armas na mão

Nos quartéis lhes ensinam
Uma antiga lição:
De morrer pela pátria
E viver sem razão

Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer

Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer

Nas escolas, nas ruas
Campos, construções
Somos todos soldados
Armados ou não

Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais
Braços dados ou não

Os amores na mente
As flores no chão
A certeza na frente
A história na mão

Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Aprendendo e ensinando
Uma nova lição

Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer

Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer

Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer

Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer...

GERALDO VANDRÉ - 1968
* * *
PRECE AO SOL
(Jorge de Castro - Wilson Batista)

Ô sol
Tu que és o rei dos astros
Porque tens tanta luz
Iluminas o mar e a montanha

Ô sol
A lua não me deu ouvidos
Não quis matar a saudade
Esta sombra que me acompanha

Ô sol
Sei que todas as manhãs
Tu beijas o rosto dela

Ô sol
Por favor diz a essa mulher
Pra não pensar mais em mim
E eu não pensarei mais nela

Ô sol
Por favor diz a essa mulher
Pra não pensar mais em mim
E eu não pensarei mais nela

(instrumental break)

Ô sol
Por favor diz a essa mulher
Pra não pensar mais em mim
E eu não pensarei mais nela

Ô sol
Por favor diz a essa mulher
Pra não pensar mais em mim
E eu não pensarei mais nela

Ô sol
Tu que és o rei dos astros
Porque tens tanta luz
Iluminas o mar e a montanha

Ô sol
A lua não me deu ouvidos
Não quis matar a saudade
Esta sombra que me acompanha

Ô sol
Sei que todas as manhãs
Tu beijas o rosto dela

Ô sol
Por favor diz a essa mulher
Pra não pensar mais em mim
E eu não pensarei mais nela

Ô sol
Por favor diz a essa mulher
Pra não pensar mais em mim
E eu não pensarei mais nela.

NELSON GONÇALVES - 1959
* * *
PRETA PRETINHA
(Luiz Galvão - Moraes Moreira)

Enquanto eu corria assim eu ia lhe chamar
Enquanto corria a barca, lhe chamar
Enquanto corria a barca, lhe chamar
Enquanto corria a barca

Por minha cabeça não passava só, somente só
Assim vou lhe chamar, assim você vai ser só, só! Somente só
Assim vou lhe chamar, assim você vai ser só, somente só
Assim vou lhe chamar, assim você vai ser

La-iá, ra-rá! La-ra-ra-rá, ra-rá!
Preta, preta pretinha
Preta, preta pretinha
Preta, preta pretinha
Preta, preta pretinha!

(instrumental break)

Enquanto eu corria assim eu ia lhe chamar
Enquanto corria a barca, lhe chamar
Enquanto corria a barca, lhe chamar
Enquanto corria a barca

Por minha cabeça não passava só, somente só
Assim vou lhe chamar, assim você vai ser só, só! Somente só
Assim vou lhe chamar, assim você vai ser só, só! Somente só
Assim vou lhe chamar, assim você vai ser

Laiá, ra-rá! La-ra-ra-rá, ra-rá!
Preta, preta pretinha
Preta, preta pretinha
Preta, preta pretinha
Preta, preta pretinha!

(instrumental break)

Enquanto eu corria assim eu ia lhe chamar
Enquanto corria a barca, lhe chamar
Enquanto corria a barca, lhe chamar
Enquanto corria a barca

Por minha cabeça não passava só, somente só
Assim vou lhe chamar, assim você vai ser só, só! Somente só
Assim vou lhe chamar, assim você vai ser só! Somente só
Assim vou lhe chamar, assim você vai ser só, só! Somente só
Assim vou lhe chamar, assim você vai ser

Eu ia lhe chamar (Enquanto corria a barca)
Eu ia lhe chamar (Enquanto corria a barca)
Lhe chamar (Enquanto corria a barca)

Eu ia lhe chamar (Enquanto corria a barca)
Eu ia lhe chamar (Enquanto corria a barca)
Lhe chamar (Enquanto corria a barca)

Abre a porta e a janela e vem ver o sol nascer
(Abre a porta e a janela e vem ver o sol nascer)
Abre a porta e a janela e vem ver o sol nascer
(Abre a porta e a janela e vem ver o sol nascer)
Abre a porta e a janela e vem ver o sol nascer
(Abre a porta e a janela e vem ver o sol nascer)

Eu sou um pássaro que vivo avoando
Vivo avoando sem nunca mais parar
Ai, ai! Ai, ai! Saudade não venha me matar
Ai, ai! Ai, ai! Saudade não venha me matar
Ai, ai! Saudade não venha me matar
Ai, ai! Ai, ai! Saudade não venha me matar

Lhe chamar, lhe chamar
Eu ia lhe chamar, eu ia lhe chamar

Lhe chamar! (Lhe chamar!) Lhe chamar! (Lhe chamar!)
Lhe chamar! (Lhe chamar!) Lhe chamar! (Lhe chamar!)
Lhe chamar! (Lhe chamar!) Lhe chamar! (Lhe chamar!)
Lhe chamar! (Lhe chamar!) Lhe chamar! (Lhe chamar!)
Lhe chamar, enquanto corria a barca

Eu ia lhe chamar enquanto corria a barca
Eu ia lhe chamar enquanto corria a barca
Lhe chamar, lhe chamar, lhe chamar, lhe chamar
Lhe chamar enquanto corria a barca...

NOVOS BAIANOS - 1972 (vocals: MORAES MOREIRA)
* * *
PRIMAVERA
(Cassiano - Silvio Rangel)

Quando o inverno chegar
Eu quero estar junto a ti
Pode o outono voltar
Eu quero estar junto a ti

Eu (É primavera)
Te amo (É primavera)
Te amo (É primavera) Meu amor

Trago esta rosa (Para te dar)
Trago esta rosa (Para te dar)
Trago esta rosa (Para te dar) Meu amor

(Hoje o céu está tão lindo, vai chuva!)
Hoje o ceú está tão lindo (Vai chuva!)
Hoje o céu está tão lindo (Vai chuva!)

Hoje o céu está tão lindo (É primavera, uh! Vai chuva!)
Hoje o céu está tão lindo (É primavera, uh! Vai chuva!)
Hoje o céu está tão lindo (É primavera...).

TIM MAIA - 1970
* * *
PRIVATE DANCER
(Mark Knopfler)

Ahhh!

Well, the men come in these places
and the men are all the same.
You don't look at their faces
and you don't ask their names.
You don't think of them as human
you don't think of them at all.
You keep your mind on the money
keeping your eyes on the wall

I'm your private dancer
a dancer for money
I'll do what you want me to do.
I'm your private dancer
a dancer for money
and any old music will do

I wanna make a million dollars
I wanna live out by the sea.
Have a husband and some children
yeah, I guess I want a family.
All the men come in these places
and the men are all the same.
You don't look at their faces
and you don't ask their names

I'm your private dancer
a dancer for money
I'll do what you want me to do.
I'm your private dancer
a dancer for money
and any old music will do

I'm your private dancer
a dancer for money
I'll do what you want me to do.
Just a private dancer
a dancer for money
and any old music will do

Deutsche marks or dollars
American Express will do nicely, thank you.
Let me loosen up your collar
tell me, do you wanna see me do the shimmy again? Ohhh! Ahhh!

(instrumental break)

I'm your private dancer
a dancer for money
do what you want me to do.
Just a private dancer
a dancer for money
and any old music will do

All the men come in these places
and the men are all the same.
You don't look at their faces
and you don't ask their names.
You don't think of them as human
ohhh, you don't think of them at all.
You keep your mind on the money
keeping your eyes on the wall

I'm your private dancer
a dancer for money
I'll do what you want me to do.
I'm your private dancer
a dancer for money
and any old music will do

I'm your private dancer
a dancer for money
I'll do what you want me to do.
I'm your private dancer
a dancer for money
and any old music will do

I'm your private dancer. Dancer for money.
I'm your private dancer. Dancer for money.
I'm your private dancer. Oh, dancer for money.
Just a private dancer. Dancer for money. Ahhh!

(instrumental break)

I'll do what you want me to do...

TINA TURNER - 1984
* * *
PROUD MARY
(J. C. Fogerty)
 
Left a good job in the city
workin' for the man every night and day
and I never lost one minute of sleepin'
worryin' 'bout the way things might have been

Big wheel keep on turnin'
Proud Mary keep on burnin'
rollin', rollin', rollin' on the river

Cleaned a lot of plates in Memphis
pumped a lot of pane down in New Orleans
but I never saw the good side of the city
'til I hitched a ride on a river boat queen

Big wheel keep on turnin'
Proud Mary keep on burnin'
rollin', rollin' (Rollin'), rollin' on the river

(instrumental break)

Rollin', rollin', rollin' on the river

If you come down to the river
bet you gonna find some people who live
you don't have to worry 'cause you have no money
people on the river are happy to give

Big wheel keep on turnin'
Proud Mary keep on burnin'
rollin', rollin', rollin' on the river
rollin' (Rollin'), rollin', rollin' on the river
rollin', rollin', rollin' on the river
rollin', rollin', rollin' on the river...

CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL - 1969
* * *
PULSTAR
(VANGELIS)
Vangelis - 1975

"-At the third stroke it will be 10.03 and 40 seconds."
(sound: peep, peep, peep)
"-At the third stroke it will be 10.03 and 50 seconds."
(sound: peep, peep, peep)
"-At the third stroke it will be 10.04 precisely."
* * *
PYRAMID DANCE (Heart of stone)
(LEROY ANDERSON)

Leroy Anderson - 1958
* * *
* P SINGERS GALLERY  * P *

PALMEIRA & BIÁ
(Brazilian vocal duo)
PALMEIRA (born: Diogo Mulero)
(Agudos-SP [Brazil], 19 February 1918 - São Paulo-SP [Brazil], 28 June 1967)
BIÁ (born: Sebastião Alves da Cunha)
(Cormandel-MG [Brazil], 26 November 1927 - São Paulo-SP [Brazil], 2 September 2006)
"Boneca cobiçada"
*
PASCUAL MARQUINA NARRO
(Composer)
(born: Pascual Marquina Navarro)
(Calatayud [Spain], 16 May 1873 - Madrid [Spain] 13 July 1948)
"España cañí"
*
PAT BOONE
(born: Charles Eugene Boone)
(Jacksonville-FL [USA], 1st June 1934)
"I'll remember tonight", "You belong to me"
*
PAT KIRBY
(born: Patricia Querubin)
(Philadelphia-PA [USA], in 1935)
"Sayonara"
*
PATRÍCIO TEIXEIRA
(Rio de Janeiro-RJ [Brazil]: 17 March 1893 - 9 October 1972)
"Trepa no coqueiro"
*
PAUL ANKA
(born: Paul Albert Anka)
(Ottawa [Canada], 30 July 1941)
"Dance on little girl", "Diana", "Goodnight my love",
 "Hello young lovers", "My heart sings", "Sing, sing, sing", "You are my destiny"
*
PAUL DESMOND
(Composer, jazz, alto saxophonist)
(born: Paul Emil Breitenfeld)
(San Francisco-CA [USA], 25 November 1924 - New York City-NY [USA], 30 May 1977)
"Take five"
*
PAUL ROBESON
(born: Paul LeRoy Bustill Robeson)
(Princeton-NJ [USA], 9 April 1898 - Philadelphia-PA [USA], 23 January 1976)
"Summertime"
*
PAULO DINIZ
(Pesqueira-PE [Brazil], 24 January 1940)
"O meu amor chorou"
*
PEGGY LEE
(born: Norma Deloris Egstrom) 
(Jamestown-ND [USA], 26 May 1920 - Los Angeles-CA [USA], 21 January 2002)
"Fever", "Let me go, lover!"
*
PEPE LUIS Y SU ORQUESTA
(1956 formation)
PEPE LUIS (leader)
(born: José Luis Rodríguez Ortega)
(El Oro [Mexico], 7 October 1921 - ? [?], in January 2021)
"Las secretarias"
*
PEPPINO DI CAPRI
(born: Giuseppe Faiella)
(Napoli [Italy], 27 July 1939)
"Un grande amore e niente più
*
PERCY FAITH
(Composer)
(Toronto [Canada], 7 April 1908 - Encino-CA [USA], 9 February 1976)
"Theme for young lovers"
*
PERY RIBEIRO
(born: Peri de Oliveira Martins)
(Rio de Janeiro-RJ [Brazil]: 27 October 1937 - 24 February 2012)
"Bossa na praia"
*
PETER SKELLERN
(Bury, England [UK], 14 March 1947 - Lanteglos-by-Fowey, England [UK], 17 February 2017)
"You're a lady
*
PHIL COLLINS
(born: Philip David Charles Collins)
 (London, England [UK], 30 January 1951)
"You'll be in my heart"
*
PHILIPPE-GÉRARD
(Composer)
(born: Philippe Bloch)
(São Paulo-SP [Brazil], 8 September 1924 - Paris [France], 18 May 2014)
"Le rififi"
*
PINK FLOYD
(British rock band)
(1979 formation: David Gilmour [vocals, guitar], Roger Waters [vocals, bass guitar],
Richard Wright [keyboards, vocals], Nick Mason [drums, percussion, vocals])
DAVID GILMOUR (born: David Jon Gilmour)
(Cambridge, England [UK], 6 March 1946)
ROGER WATERS (born: George Roger Waters)
(Great Bookham, England [UK], 6 September 1943)
RICHARD WRIGHT (born: Richard William Wright)
(Hatch End, England [UK], 28 July 1943 - London, England [UK], 15 September 2008)
NICK MASON (born: Nicholas Berkeley Mason)
(Birmingham, England [UK], 27 January 1944)
"Another brick in the wall (Part II)"
*
PINO DONAGGIO
(born: Giuseppe Donaggio)
(Burano [Italy], 24 November 1941)
"Come sinfonia", "Motivo d'amore"
*
PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKI
(Composer)
(Votkinsk [Russia], 7 May 1840 - Sankt-Peterburg [Russia], 6 November 1893)
"Capriccio italiano, Op. 45"
* * *

Um comentário:

  1. 'Pillow talk' me lembra o tempo que eu morava em Marilia-SP, uma cidade pequena a 500 km oeste de São Paulo... uma das primeiras musicas em inglês que eu gostei...

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